O temazcal, ou casa de vapor, é uma antiga cerimônia praticada pela maioria dos povos originários da América Central e do Norte. É uma cerimônia de gratidão, celebração da vida, purificação e renascimento, onde os participantes têm a oportunidade de retornar ao ventre da mãe terra em canto e oração, curar, renovar, agradecer e celebrar a vida.
O Temazcal é um banho de vapor com ervas medicinais com profunda conotação espiritual. Trata-se de um ritual que propicia a purificação dos corpos físico, mental, emocional e espiritual.
Dentro do Temazcal, recordamos nossa natureza primordial como Filh@s da Terra. Nossos antepassados construíram o temazcal para se conectar com ”Ela”, dentro, no centro são colocadas as pedras pré-ativadas com fogo que representam o ombligo/placenta do qual um novo ser vai se alimentar e renascer: “Útero da Mãe Terra”. Toda essa experiência é motivo de muita reverência, respeito e gratidão.
Se entoam cantos com tambor e outros instrumentos, enquanto a água é levada sobre as pedras incandescentes. O vapor d’água mesclado com o perfume de ervas medicinais adicionadas a água, promovem saúde para o corpo de forma natural, desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos, eliminando toxinas e estimulando o aparelho respiratório e imunológico.
A cerimônia se desenvolve através de quatro “portas”, assim chamadas às etapas em que a porta da tenda é reaberta. Essas etapas variam de intensidade e propósito. Durante cada “porta” são transmitidos ensinamentos ancestrais.
-
TEMAZCAL PARA MULHERES
SAGRADO MASCULINO E FEMININO
-
MÃES E ƒILHAS
SABERES FEMININOS
-
TEMAZCAL PARA HOMENS
SAGRADOS FEMININO E MASCULINO
-
TEMAZCAL PAIS E FILHOS
O MASCULINO SAGRADO
-
MÃES/PAIS E FILH@S
-
TEMAZCAL TRADICIONAL MISTO
O que trazer:
- Toalha
- Canga (mulheres) /short (homens) para entrar no temazcal
- Fruta
- Opcional:
- Una vela
- Maraca
- Flores/herbas
- Incenso
- Alimento para confraternizar depois do temazcal.
- Cobertas de doação para o temazcal.
Confirme sua presença.
Se for o caso, favor avisar com antecedência sobre algum desequilíbrio na saúde, principalmente cardiovascular.
ANA FLORES, Psicóloga, mãe de dois filhos, co-criadora do projeto ‘Crianza Terra’. Há 11 anos pesquisa e pratica novos caminhos de educação, aprendizagem autônoma, e o vínculo amoroso entre pais-filhos e em todos os campos de acompanhamento à infância.
Os Ritos de Passagem tem sido pedra fundamental nesse caminho começando sua formação ceremonial no Caminho Vermelho’ com a ‘Visão da Montanha’ ou “Vision Quest” cerimônia Nativo Americana, passando por iniciações xamânicas de Indígenas Mexicanos como a ‘Peregrinação ao deserto Sagrado dos Wirrarica’ entre outros como a Dança Mexica e a Transmissão Oral Viva em Pirâmides Sagradas. Membro da Associação Internacional “Raíces de la Tierra” organização de Encontros de Abuel@s-Medicina lideranças de comunidades e aldeias, “Cantos de la Terra”; todos os fogos sagrados dentro de um fogo e círculo de Encontro chamado de Kiva.
Depois de Especiais Encontros com “La Abuela Margarita” tomou-a como guía de sábios ensinamentos e práticas comunitárias como “La siembra de Placenta”, “Temascal Femenino”,, “Siembra de Nombre”, “Despertar do Femenino e Masculino“, Cerimônia Nupcial Ancestral e Ritos Mayas de Passagem dos Ciclos Vitais.
A maternidade foi para Ana Flores mais que uma experiência médica um Rito de Passagem do lado de grandes pessoas dentro da Plataforma do Parto Respeitado. O primeiro filho com a Parteira Montserrat Catalan na Espanha, parindo e nascendo como Rede de Pais da Criação Respeitosa na Casa de Nacimiento Migjorn nas Montanhas de Vicent de Castells.
Continuando sua segunda gestação e parto natural em “Casa Colibrí” San Cristóbal de la Casas Chiapas ao lado de Parteiras e Doulas que defendem e estudam a partería Tradicional Mexicana no Sul do México. Trazendo a proposta do defensor de Parto Natural Michel Odent de viver na casa de nascimentos fazendo ela como parte da família com atividades que fortaleçam os espaços existentes, como: horta, encontros de gestantes, temazcal, artes, entre outros que forma dando forma e passo às atividades propostas pelo projeto ‘CrianzaTerra’.